quinta-feira, 17 de abril de 2014

Como fazer decoupagem - PAP - Passo a Passo

Vamos aprender a fazer a coisa mais fácil do mundoooo. Decoupagem. Em quadro. É super fofo. :D
Ah, essas mãos não são minhas. Estou tirando as fotos rsrs

Você precisa de guardanapos de decoupagem, com estampas lindas e felizes;
cola branca com água (diluída)
fita crepe
plástico transparente fininho
tesoura
um quadro ou outra coisa que queira fazer a decoupage
tinta acrílica para pintar a superfície, se quiser.


Neste caso, vamos fazer uns quadrinhos com flores, e o quadrinho colorido. O quadrinho é de MDF cru. Passe duas demãos de tinta acrílica branca. E depois passe a cor que deseja. Nunca pinte o MDF sem passar tinta branca. Vai ficar horrível! E não pega a tinta direito.
Passe a fita crepe onde quer que não manche de tinta (somente bordas).


Pinte com rolinho as partes maiores, e os detalhes ou partes internas com pincel.












Agora, eu não tirei foto desta parte, mas fiz um vídeo super tosco no youtube sobre como fazer decoupage. É que o guardanapo tem várias camadas, e você não vai colar ele direto na peça. Você precisa retirar as camadas dele. Ele costuma ter 3 camadas de papel!! Com a unha você consegue ir na pontinha dele e tirar as camadas, deixando somente uma folhinha finiiinha que é a folha da impressão do guardanapo (onde tem a estampa. as outras camadas são brancas). É esta folha com a estampa que você vai usar. Cuidado quando for tirar. Essa folhinha é muito fininha e pode rasgar.
Observação: você pode: ou usar a folha inteira, ou recortar a parte que quer usar. No caso cortamos a folha do tamanho que precisávamos e usamos a estampa toda mesmo. Mas sempre precisamos medir o tamanho que vamos usar, antes de colar.

Agora, dilua sua cola branca (Sempre use a cola de rótulo azul, eu uso Cascorez). Dilua para a cola ficar mais líquida. Passe RAPIDAMENTE a cola na superfície em que vai colar o guardanapo.


Coloque com cuidado o guardanapo por cima.
Pegue seu plástico fininho e...



 Coloque por cima do guardanapo, e vá passando os dedos cuidadosamente para que o guardanapo grude na superfície. Por isso você deve passar a cola rápido: senão ela seca e você não vai conseguir que o guardanapo grude. 



 Vá friccionando toda a parte a ser colada.





Agora, se você tirar o papel (com cuidadoooo!) e ver que algumas artes estão para cima e não colaram, não tem problema. Passe um pouquinho da sua cola diluída nelas, e o guardanapo novamente, para fixar a parte. E pronto! :D

Espere secar. Passe verniz! Verniz brilhante ou fosco. Mas sempre transparente. Não use verniz de madeira, ook? Eles dizem que é transparente mas não é: ele é amarelo. Eu adoro usar tudo da Acrilex. Mas existem muitas outras marcas.

E pronto! Lindo, feliz e colorido! E foi você quem fez! uhuuuuuu   xD





Olha só que fofo e feliz. Eu fiz com guardanapo e tecido! :D
No vídeo tosco que fiz no youtube tem como fazer em tecido também. Mas sério, é um vídeo muito tosco kkkkkk








Era o quartinho do meu filho! Como eles crescem rápido!  :(



E este é em tecido, para meu sobrinho.


E esse tremzinho fiz para o quarto do meu filho! Com guardanapo e tecido. É este que eu fiz o vídeo tosco no youtube kkk

Eu tentei virar essas fotos e não consegui. E desisti. Vai ficar assim vertical mesmo ;p



fofinho  *-*






Nenhum comentário:

Postar um comentário